• Webmail

Pelicano Entrega Pátios de Minério U & N e Vale divulga nota sobre Saúde e Segurança do Trabalho Ir para notícias

Pelicano entrega obra de expansão de pátios de minério da Vale (Pátios U e N), no Maranhão, antecipadamente e auditoria interna da Vale divulga nota sobre Saúde e Segurança do Trabalho.


Para atender o programa adicional "Projeto S11D Logística", da nova mina de extração de minério de ferro, a Vale amplia sua capacidade de estocagem com a construção de dois novos pátios: Pátio U e N. Ambos possuem uma área de 40.000 metros quadrados, localizados no Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, em São Luís/MA. Os dois novos pátios somarão aos 6 já existentes.


Um conjunto de inovações técnicas implementadas pela Pelicano permitiram ganhos de produtividade e aumento na qualidade:


  • Troca dos tubos de concreto por tubos de PEAD na drenagem dos pátios; 
  • Elaboração e adoção de vigas pré-moldadas para execução do confinamento lateral dos pátios, reduzindo para 1 semana um serviço que antes seria executado em 1 mês; 
  • Nenhuma não-conformidade aberta no decorrer da obra.


Tais inovações permitiram que o Pátio U fosse entregue com 2 meses de antecedência, possibilitando o processo de comissionamento e homologação por parte da Vale, proporcionando ganhos ao cliente, além de terem sido incorporadas como benchmarking. A primeira “operação em teste” feita pela Vale foi em 6 de dezembro, antes prevista para janeiro de 2020. A entrega do Pátio N está previsto para primeira quinzena de dezembro. 


A auditoria interna da Vale divulgou as notas da Pelicano por seu desempenho em saúde e segurança do trabalho, no cumprimento dos Requisitos Legais (RL) relacionados à saúde e à segurança do empregado e dos Requisitos de Atividades Críticas (RAC), medindo o nível de aderência e cumprimento das exigências. Os índices de desempenho das obras foram:


  • 95,57% para os RLs
  • 96,06% para os RACs


A segurança e saúde dos colaboradores é uma regra de ouro da Pelicano. Monitoramos todos os indicadores de situação de risco, fazendo sua prevenção de forma segura. Atingimos: 


  • 160.000 horas homens trabalhada sem acidentes;
  • 10 boas práticas reconhecidas de eliminação de riscos ao longo da obra 
  • Total atendimento aos condicionantes das licenças ambientais.


Somos gratos a todos os colaboradores por atuarem com empenho e dedicação em mais esta obra, garantindo qualidade, saúde e segurança.